Falso histórico

Falso histórico 

Curaduría de Raphael Fonseca
Adelina Galería
Sao Paulo. 2017

"O conceito que dá título à exposição do duo Lecuona y Hernandéz perpassa a sua trajetória de mais de vinte anos como criadores a quatro mãos. Baseados em Tenerife, nas Ilhas Canárias, sua pesquisa é mais baseada na criação de imagens dotadas de mistério do que em uma verborragia panfletária. Se inicialmente a dupla realizava pequenas ações performáticas perante o público ou a câmera, nos últimos dez anos seu trabalho se apresenta de forma mais tridimensional e com uma necessidade de dialogar com o espaço arquitetônico que o abriga. Os limites entre a escultura, a produção de objetos e a instalação, portanto, são de interesse em sua investigação.

A expressão “falso histórico” vem das esferas da arquitetura, patrimônio e conservação. Este é o termo utilizado quando, no ato de restauração de um edifício, se recria algo faltante de modo que a nova forma imite de modo fidedigno o derrubado. Trata-se do ato de falsear a história, de criar uma forma que, conforme a teoria platônica da mimese, se trata de um simulacro e não de uma cópia. O termo, que é comumente utilizado com uma conotação negativa por restauradores, ao servir como título da presente exposição de Lecuona y Hernandéz, traz outra carga simbólica – o que no campo da arte não seria uma mentira? Em outras palavras, deveria a arte produzir “verdades históricas” ou qualquer tentativa de manipulação de signos, mesmo que documentais, rapidamente é alçada ao lugar da ficção? (...) "



Descargar catálogo
Encontro . Site especific
Canto diferenciado.  Aluminio y madera. 57x157x437 cm. 2017 

Fora da historia . Cuero. Medidas variables. 2017

Border. Alfombra, óleo y madera. 260x130x30 cm. 2017
Corpo estranho . Site especific. 2017 (la pieza de hormigón atraviesa el muro del jardín de la galería y llega al jardín de la casa adyacente)

Share by: